6 de março de 2012

Mobilize-se: é mobilidade urbana no Declarando

Ei, você, declarante! Atenção que o momento é de novidade! É com muita expectativa e aquele frio na barriga, que os novos desafios nos proporcionam, que eu anuncio o “Mobilize-se”. Essa será a nossa palavra-chave aqui no Declarando para abrir espaço à mobilidade urbana, ao ir e vir nas grandes cidades, especialmente São Paulo.


Tudo começou em setembro de 2011, com uma pauta sobre o Dia Mundial Sem Carro. Eu preparava uma reportagem para a TV PUC sobre a bicicleta como meio de transporte, e para tanto, entrevistei o também jornalista e super ativista das magrelas Thiago Benicchio.

Dali em diante não larguei mais as bicicletas. Não, que fique bem claro, eu não me desloco por aí pedalando. Estou bem longe disso. Mas também se engana quem pensa que eu só circulo sobre quatro rodas. A maioria dos meus deslocamentos, e isso envolve faculdade, trabalho, mercado, padaria, farmácia, salão de beleza, são realizados a pé. E outra parte deles, de transporte público.

A minha nova relação com as bikes se dá mesmo no campo das discussões, e não só com as magrelas, não. A primeira lição que aprendi conversando e lendo sobre o assunto é que os ativistas de duas rodas vão muito além de ciclovias e ciclofaixas. Eles discutem e trabalham por uma cidade com fluidez em suas vias, transporte público de qualidade e integrado, e menos acidentes no trânsito. Logo, a discussão é nossa!

O “Mobilize-se” será o nosso canal para exercitar o saudabilíssimo hábito da discussão. Com a ajuda de urbanistas, engenheiros, ciclistas, cadeirantes, médicos (se falar de mobilidade também é falar de bicicletas, se torna indispensável falar de saúde), e tantos outros profissionais quanto for necessário, vamos tirar as dúvidas de gente como a gente quando o assunto é se deslocar nos espaços urbanos.

Portanto, leitor, seja muito bem vindo a esse novo pedacinho do Declarando e esteja mais do que a vontade para dar o seu pitaco, exercer o seu direito de Declarar. Conto com você em mais essa!

Atenciosamente,
a paulistana que ama sua cidade e quer vê-la andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem declara agora é você!